Desodorante Natural - Por que começar utilizar.




Nosso organismo precisa transpirar. E isso já seria o principal motivo para começar sua transição de cosméticos industrializados para a slow beauty. A transpiração serve para regular a temperatura do corpo, faz parte do equilíbrio corporal.




Os desodorantes e antitranspirantes comuns, possuem ingredientes em sua formulações que, com o passar dos anos vão se acumulando em nosso organismo e podem, futuramente, causar algumas doenças.




Os desodorantes naturais ou veganos, não impendem a transpiração, apenas evitam a proliferação de bactérias evitando assim o aquele odor desagradável. Além disso, os desodorantes naturais possuem formulações simples e com ingredientes naturais, livres de componentes químicos, especialmente alumínio, parabenos e triclosan. Suas formulações não são testadas em animais, um bom exemplo é o Desodorante da Bhava Bio Cosméticos.



Efeitos nocivos dos desodorantes comuns, fuja desses ingredientes:


* Parabenos - Os parabenos atuam como eficazes conservantes, muito utilizados em cosméticos, alguns alimentos e em produtos farmacêuticos. Pesquisas comprovaram a ligação entre a presença de parabenos no organismo com o surgimento do câncer de mama. Os parabenos possuem a capacidade de mimetizar (ter ação parecida ou igual) ao hormônio estrogênio.

* Sais de alumínio - São muito utilizados em antitranspirantes, com o intuito de evitar que as glândulas presentes nas axilas produzam suor. Mesmo não sendo o foco do desodorante, alguns possuem a presença dessas substâncias. Atualmente, existe uma polêmica associando a aplicação de compostos de alumínio nas axilas com o surgimento do câncer de mama. Com o propósito de evitar o contato constante com compostos de alumínio, vários desodorantes livres de alumínio estão disponíveis no mercado.

* Triclosan - É uma substância química capaz de inibir o desenvolvimento de fungos, vírus e bactérias ou de provocar sua morte, dependendo da concentração. É tóxico para seres vivos, provocando efeitos danosos à saúde (como a progressiva perda de peso e diarreia) e é altamente prejudicial para pele, olhos e mucosas humanas, fazendo com que essas partes tornem-se vulneráveis à absorção de outras substâncias.




Mas não é tão simples essa transição, pois o organismo está acostumado com os antitranspirantes, e por isso, no início podemos sentir dificuldades nessa mudança.

Algumas dicas podem ajudar nessa transição:


1 - Comece devagar, e faça quando estiver em casa;

2 - Use sabonetes de menta e alecrim para ajudar na limpeza diária das axilas;

3 - Entenda que transpirar é natural e saudável;

4 - Faça tudo no seu tempo.



A seguir nossos receitas para você fazer na sua casa. Teste e depois conte como foi!